sábado, 31 de dezembro de 2011

Orgulho...

"Peguei na minha bolsa e comecei a encaminhar-me para a porta...Saí pelo meio dos sportinguistas, ouvi muito...Estive ali durante meia hora a conversar com os adeptos e ninguém me fez mal. Ainda hoje tenho flashes desse momento e o que mais me marca nisso tudo é como são os adeptos do Sporting: cobram, mas são civilizados, educados e, como dizem no Brasil, são gente boa."


Marco Aurélio, antigo central do Grande Sporting.

São frases como estas que nos deixam orgulhosos, que provam que somos diferentes e que pertencemos a um grande clube...Sporting sempre...

4 comentários:

  1. Teta,
    Sei que és sportinguista de corpo e alma mas tentando ter uma visão o mais imparcial possível não vejo diferenças entre nenhum dos grandes de Portugal. Nem entre os clubes em sim, nem entre os adeptos.
    A maioria das pessoas cria uma estima por um clube devido a afinidades com alguém que é adepto desse mesmo clube. Seja pai, mãe, avô, amigos, padrinho. Depois há uma minoria que gosta de ser do contra. Lá em casa tudo é Sporting então ele é do Porto. E ainda existem aqueles que adoptam um clube do nada devido a um jogador que se evidencia ou por ser um clube que está na mó de cima quando 'despertam' para a bola. Veja-se o caso dos brasileiros. Joguei com muitos e quase todos eram do Porto porque ao chegarem ao nosso país quem ganhava tudo? Porto. Tornaram-se todos portistas.
    Mas colocando toda esta paixão de parte é tudo igual. Os portistas sempre que vêem cá abaixo espalham o terror pela A1. Os benfiquistas mataram um adepto sportinguista no Jamor à uns anos com um very light. Os sportinguistas receberam os colchoneros em Alvalade à pedrada. Estes são os maus da fita. Os maus exemplos. Mas também há o oposto. Esses sportinguistas que acarinharam o Marco Aurélio, são os mesmos que preferem incentivar/apoiar o plantel do que atacar tudo à sua volta. São aqueles que vão para a porta da Academia de Alcochete antes de um jogo importante para ajudarem no que conseguirem. Quem diz em Alcochete diz no Olival ou no Seixal. É igual. É como quase tudo na vida. Há bons e maus momentos. Há bons e maus dias. Há bons e maus amigos. Há bons e maus adeptos. Clubes? Não há bons nem maus. Mais dólar menos libra. Mais galáctico menos produto da cantera. São todos muito parecidos.
    Abc

    PS: Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar
  2. Epah tens razão em muita coisa do que dizes, admito que sim...sem duvida...mas continuo a achar que nos Sportinguistas somos diferentes...eu nasci a ver o Sporting a não ser campeão ano após ano, nasci com um pai Sportinguista sim, mas que nunca disse uma palavra de incentivo para o lado do Sporting e como prova disso podes ver o caso do meu irmão...benfiquista que até enjoa e que em metade dos dias nem o posso ver...lolol...epah eu acho k já nasci Sportinguista, já me vinha no sangue, só pode...não sei explicar, só sei que o amor que tenho pelo meu Sporting é enorme e superior a tudo...
    E sim em todos os bons clubes há os bons e os maus adeptos...mas se reparares é muito mais fácil aparecerem estas afirmações em relação ao Sporting do que ao Benfica e ao Porto...assim como a colocação de faixas...ainda a semana passada apareceu uma em Alcochete e isso ano se ve tanto no Seixal ou em Gaia...e em relação à cobrança como diz o Marco, ela no Sporting é muito maior do que noutro grande...alguma vês viste o Benfica ou o Porto a assobiarem a equipa logo no inicio do jogo e sempre ao longo do mesmo? Em Alvalade é difícil jogar, principalmente para a equipa da casa, quando esta não anda muito bem...
    E tens outro exemplo...falaste no jogo com o At. Madrid...alguma vez viste o Benfica ou o Porto colocarem quase 6 mil adeptos no Calderon ou noutro estádio europeu em pleno dia de semana e com a equipa em 3o lugar no campeonato, a apresentar um futebol de merda e com 20 pontos de atraso dos rivais??? Impossível meu, por isso digo k somos diferentes...
    Mas é claro que são opiniões e como grande amigo teu que sou e admirador do teu grande saber, respeito-a com muita consideração e dou-te razão em muitos aspectos...

    P.S - Nunca pensaste teres um gajo que admira o teu saber...ahahah...
    Grande abraço Teta...

    ResponderEliminar
  3. Eu aceito a tua opinião mas não concordo que vocês fazem mais isto ou aquilo.

    Eu não consigo afirmar que nasci benfiquista. Claro que agora não me via a defender nenhum outro clube. Acredito que me tornei benquista por ter ido várias vezes à velhinha Luz com o meu pai, por ter o símbolo do Benfica espalhado por casa, por ter crescido a ver as papoilas saltitantes na RTP1. Agora já faz parte de mim. Mas não foste só tu que passaste por essa fase sem títulos. A mais velha recordação que tenho de futebol é da época 93/94 em que fomos campeões. A partir daí também atravessámos um deserto. Tivemos até 04/05 (quando seduzimos a velha raposa) sem ganhar o campeonato. Antes e depois vi muito jogo ruim do Benfica. Jogos que metiam dó. E não foi por isso que mudei. Acho que é isto ser adepto de um clube. É um elo. Nos bons e maus momentos.

    Mas continuo a pensar que não há grande diferença entre adeptos...

    Toma por exemplo essa faixa de que falas. Eu não sabia que tinham lá colocado isso. A maioria não deve saber. E tu sabes porque deves ler blogues e fóruns do Sporting massivamente. Não lês os do Benfica. Eu também não. Por isso quem nos diz que os adeptos do Benfica ou do Porto não fizeram o mesmo o mês passado? Quem é que reservou o Marquês de Pombal?

    Dás mais importância ao Sporting que eu ao Benfica? Claro que sim. É incontestável. Mas não podemos generalizar e dizer que os sportinguistas são mais apaixonados que os benfiquistas. Deve haver milhares de benfiquistas que encaram o Benfica como tu encaras o Sporting e deve haver milhares de sportinguistas que acompanham o Sporting como eu acompanho o Benfica.

    Assobios à equipa? Normal. Vocês têm andado pior, mais mal classificados, mais a jeito do assobio. Mas já vi jogos no estádio em que foi assobio do principio ao fim. Com o Schalke na Champions foi assim. É pena mas é usual isso acontecer no nosso campeonato.

    Que querias que os adeptos pensassem nesse jogo de Madrid? Era uma competição onde ainda tinham hipóteses!! O Benfica em 2005/2006 também terminou em 3º, não sei a quantos pontos estava da liderança em Março mas esgotámos os 3000 bilhetes que o Liverpool nos enviou. Se mais tivessem vindo mais benfiquistas tinham ido.

    Abc

    PS: Domingo, Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
  4. Ai é k esta a diferença...tu nasceste numa casa benfiquista...eu nasci numa casa com um pai Sportinguista mas que não tinha nada do Sporting espalhado pela casa e nunca na vida me levou a Alvalade...tu cresceste a ver o Benfica ganhar campeonatos...quando foi essa seca de titulos ja eras minimamente crescido...lolol...foi dos 10 aos 20 anos...eu so vi o Sporting campeao com 18 anos...cresci sem ver o Sporting ganhar um campeonato...
    Epah olha por acaso essa da faixa vi nos jornais e na Sporttv...nem foi nos foruns nem blogs, mas é verdade que os frequento massivamente (conheces-me bem pah)...lololol...Quanto ao resto é verdade, dou muito mais importância ao Sporting que tu ao Benfica..mas esta-me no sangue...sabes como é...É o meu grande amor...

    ResponderEliminar