sábado, 28 de maio de 2011

Estágio Urgência Pediátrica I

Após um semestre de uma aprendizagem essencialmente teórica e com pouco trabalho a nível prático, eis que surge o tão almejado trabalho prático diário, com o início de mais um estágio. No entanto, este, um estágio completamente diferente dos estágios por onde já passamos e muito mais específico.
Apesar de ser um desejo meu ir rapidamente para este estágio, para me puder relacionar com as crianças e aprender mais a nível prático, à medida que o inicio do estágio se ia aproximando, mais nervoso eu ficava, visto que me ia deparar com uma realidade completamente diferente da qual à que estava habituado.
Chegado então o primeiro dia de estágio, dia 23 de Maio, desloquei-me para o Serviço de Urgências Pediátricas do Hospital de Évora, onde iria realizar o meu primeiro turno, juntamente com a Enfermeira Cláudia Silva. Após a apresentação à Enfermeira perceptora e a passagem do turno, foi-me efectuada a apresentação de todo o serviço pela Enfermeira Cláudia, assim como todos os protocolos e procedimentos efectuados neste serviço.
Em relação ao turno, este foi bastante agitado e com muitas urgências pediátricas de todo o tipo, desde varicela, febre e vómitos, desidratações, infecções urinárias e traumatismos. Foi um turno em que a Enfermeira Cláudia estava escalada para a triagem, onde passamos a maior parte do turno, no entanto também realizamos procedimentos na sala de tratamentos, como puncionar, recolha de sangue para análises, terapia inalatória e terapia medicamentosa.
Posso referir que houve dois casos que me deixaram um pouco impressionado, devido às situações em causa. Uma delas, um jovem de cerca de 14 anos que teve uma queda de bicicleta, tendo ficado com um traumatismo no braço e com parte do músculo exposto, algo que nunca tinha visto. A outra situação foi de uma menina de 3 anos, que teve uma queda, tendo batido com a face na cama dos seus pais, tendo ficado com um corte na gengiva ao nível do incisivo superior. Ao efectuarmos a limpeza do sangue verificamos que o dente, apesar de se encontrar desviado para trás, se encontrava fixo, no entanto a gengiva não tinha apenas um corte e sim a ausência de parte dela, estando o dente praticamente exposto até à sua raiz.
E assim foi o meu primeiro dia de estágio, com bastante mais actividade do que eu estava a espero para um primeiro dia.
No dia 25 de Maio, quarta-feira de noite realizou-se o meu segundo dia de estágio. Depois de um primeiro dia em que me senti um pouco tímido, ansioso e um pouco à nora por me encontrar num local completamente estranho para mim, este segundo dia já me senti um pouco mais liberto e integrado no seio da equipa de enfermagem.
Neste segundo turno a Enfermeira Cláudia ficou responsável pela unidade de internamento de curta duração (UICD). Este turno foi bastante mais calmo que o anterior, visto não ter havido tantas urgências pediátricas e também pelo facto de na UICD apenas se encontrar uma menina com 3 anos que teve que ficar internada devido a vómitos recorrentes. Como foi um turno calmo, apenas prestei cuidados à referida menina, assim como fui acompanhando o seu estado, verificando sinais vitais e colocando soro, o que também permitiu que a Enfermeira Cláudia me explicasse mais algumas coisas sobre o dia-a-dia no serviço.
Apesar de ter efectuado apenas dois turnos, deu para ver e sentir que fiz a escolha certa ao fazer estágio na Urgência Pediátrica, se antes tinha toda a certeza que a área da urgência era aquela que mais me fascinava, agora então tenho a certeza absoluta que assim é. Adorei os dois turnos e vou amar o estágio todo de certeza, este é o meu mundo.
E assim terminou a minha primeira semana de estágio no serviço de Urgências Pediátricas do HESE – E.P.E.

3 comentários:

  1. Este blog é uma merda! Só falam de inutilidades!

    ResponderEliminar
  2. Tens estômago para muito... fiz bem em afastar-me de cursos de saúde!!

    ResponderEliminar
  3. Eheheheh...saúde é do melhor pah...a possibilidade de ajudar o outro é a melhor coisa que se pode fazer na vida.

    ResponderEliminar