quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estágio Cardiologia 1

Após seis semanas de uma aprendizagem teórica e com sem qualquer tipo de trabalho a nível prático, eis que surge o tão almejado trabalho prático diário, com o início de mais um estágio. No entanto, este, um estágio completamente diferente dos estágios por onde já passei e muito mais específico.

Apesar de ser um desejo meu ir rapidamente para este estágio, para me puder relacionar com os doentes e os Enfermeiros e aprender com estes, tanto a nível teórico, como a nível prático, à medida que o início do estágio se ia aproximando, mais nervoso eu ficava, visto que me ia deparar com uma realidade completamente diferente da qual à que estava habituado, visto que se trata de um estágio com uma componente muito específica, um estágio onde essencialmente se trabalha sobre aquilo que nos faz viver.

Chegado então o primeiro dia de estágio, dia 25 de Outubro, desloquei-me para o Serviço de Cardiologia do Hospital de Évora, onde iria realizar o meu primeiro turno, juntamente com a Enfermeira Ana Raquel. Após a apresentação à Enfermeira perceptora e a passagem do turno, foi-me efectuada a apresentação de todo o serviço pela Enfermeira Ana Raquel, assim como os protocolos e procedimentos efectuados neste serviço.

Em relação ao turno, este foi bastante calmo, visto que também se tratava de uma noite, tendo decorrido sem intercorrências. Durante o turno de para ver a forma de trabalhar da Enfermeira Ana Raquel, assim como alguns dos procedimentos que se realizam no serviço.

No dia 27 de Outubro, numa manhã de quarta-feira, realizou-se o meu segundo dia de estágio. Depois de um primeiro dia em que me senti um pouco tímido, ansioso e um pouco à nora por me encontrar num local completamente estranho para mim, este segundo dia já me senti um pouco mais liberto e integrado no seio da equipa de enfermagem, em parte também devido à acção da Enfermeira Ana Raquel que me pôs bastante à vontade e me deu liberdade de trabalhar de forma autónoma, mas sempre com a sua supervisão.

Este segundo já foi bastante mais movimentado, visto que se tratou de uma manhã, turno em que há as higienes para realizar, turno no qual se realizam as visitas médicas, o que trás mais trabalho para a equipa de Enfermagem. Neste turno tive a oportunidade de efectuar uma colheita de sangue, de uma forma diferente da qual estou habituado a realizar, o que também é bom pois permite-me ganhar experiencia de diferentes formas de realizar procedimentos.

Neste mesmo turno, assisti pela primeira vez a uma cardioversão, realizada na UCIC. Apesar de saber que uma cardioversão servia para repor o ritmo sinusal num paciente através de uma desfibrilhação, não sabia especificamente como a mesma ser realizava, assim como os procedimentos a ela associados. Foi-me então explicado pelo Enfermeiro Telmo todos os procedimentos que se realizam, assim como para que serve a mesma especificamente, os seus benefícios, assim como os possíveis perigos associados a esta e ainda o momento exacto em que a mesma deve ser realizada.

Apesar de ter efectuado apenas três turnos, deu para ver e sentir que fiz a escolha certa ao fazer estágio no serviço de Cardiologia, se antes tinha toda a certeza que a área cardiológica era uma área que me fascinava, agora então tenho a certeza absoluta que esta é extremamente interessante e importante para o meu desenvolvimento pessoal e nada melhor do que realizar um estágio onde se deseja pois a motivação é completamente diferente. Adorei os três turnos e vou amar o estágio todo de certeza.

Também tive algumas dificuldades nestes primeiros turnos, sendo que a maior esteve relacionada com a parte farmacológica, devido extensão desta área e pela especificidade da terapêutica utilizada no serviço de Cardiologia, tendo sido confrontado com muita terapêutica desconhecida. Acredito que estas dificuldades melhorem quando estiver familiarizada com o serviço e com a referida medicação uma vez que apesar de vasto, o leque de medicação disponível é relativamente restrito. Espero conseguir progredir nesta área que, desde o primeiro ano, se tem revelado como aquela onde apresento maiores dificuldades. Mas também, nada que um pouco mais de estudo não resolva.

Foi também o meu primeiro contacto com determinadas patologias que, apesar de conhecer na teoria, nunca tinha trabalhado em contexto prático. Mas esse também foi um dos motivos que me levou a escolher cardiologia, porque o facto de estar no último ano, acho que tenho que terminar com o máximo de bagagem possível e cardiologia tendo uma importância extrema é imprescindível levar na bagagem da profissão.

Tenho que referir o bom trabalho que a Enfermeira Ana Raquel realizou para me receber, pois para além de deixar à vontade no serviço e no trabalho a realizar, ainda se deu ao trabalho de me fornecer “cábulas” realizadas por ela própria com os procedimentos mais habituais do dia-a-dia, assim como da medicação mais usada no serviço. Sem dúvida um instrumento bastante importante para mim nesta primeira semana de estágio. Tenho que agradecer também a confiança depositada em mim visto que pela primeira vez em estágio fiquei responsável por uma média de 3 doentes por turno logo na primeira semana. Este é um aspecto bastante importante porque faz com que desenvolva as minhas competências logo no início do estágio e me adapte o mais rapidamente possível ao serviço e ao trabalho a realizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário