sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estágio Cardiologia 3

Já passaram 3 semanas de estágio, já vai a meio, tem passado a correr e sinto que ainda tenho tanta coisa para aprender e crescer e no entanto, o tempo passa a correr.

Durante esta semana assisti pela primeira vez a ecocardiogramas de stress. Nesse dia a Enfermeira Ana ficou responsável por dar assistência nas ecos de stress e como tal eu acompanhei-a, tendo tido assim a oportunidade de efectuar todo o trabalho de Enfermagem que se faz durante este procedimento, como controlar os sinais vitais dos pacientes e preparar e administrar a medicação necessária e para além disso puder também conhecer um tipo de exame que desconhecia como se realizava. Gostei bastante visto que me foi possível observar o funcionamento do coração, as partes do mesmo que se encontravam afectadas e a forma como a medicação provoca esforço no coração e através deste esforço ser possível observar em que parte e em como o coração se encontra afectado.

Ao longo destas semanas tenho conseguido desenvolver cada vez mais a minha relação, tanto com os pacientes, como com as suas famílias. Sinto que a cada dia que passa tenho menos dificuldades em estabelecer essas relações, principalmente com as famílias, porque com os doentes consigo faze-lo de forma natural e em todos os turnos, sendo que das primeiras coisas que faço após a passagem de turno é ir cumprimentar os pacientes que me estão atribuídos e verificar em como estes se encontram. Em relação às famílias tem sido um pouco mais complicado, não sei porque, mas sempre senti que existia uma barreira entre mim e estas, situação que no entanto, tenho vindo a conseguir desbloquear a pouco e pouco, o que me deixa bastante feliz comigo próprio, visto que a relação com as famílias é bastante importante, tanto para que se possa auxiliar estas, assim como também se poder ajudar os próprios pacientes, pois estas muitas vezes transmitam-nos problemas dos pacientes, que muitas vezes estes próprios não fazem ou não conseguem fazer.

Esta semana tive também o meu primeiro contacto com pacientes a quem foi instalado Pacemaker definitivo. Tive contacto já no pós-cirúrgico e como tal tive que prestar os cuidados nesse tive de situação. Efectuei o levante da paciente da forma progressiva e efectuei o penso no local de implantação do Pacemaker. De referir que não tive qualquer dificuldade em efectuar os cuidados à ferida cirúrgica o que mostra que os meus conhecimentos de 2º ano continuam bem presentes e actuais.

Esta semana realizei também o meu primeiro turno na Unidade de Cuidados Coronários Intensivos. Foi o primeiro turno e como tal eu pensava que iria ser mais de observação do que de intervenção. No entanto não foi bem como eu pensava e ainda bem visto que me foi atribuído um doente, ao qual prestei todos os cuidados de que este necessitava, como puncionar, colher sangue para analises, entro outros, tendo tido apenas a Enfermeira Joana a supervisionar. Foi um turno interessante porque me permitiu ter contacto com algumas coisas com que não temos contacto na Enfermaria, como é o caso de uma linha arterial, algo que eu nunca tinha visto na prática.

Para terminar a semana, desloquei-me ao serviço de hemodinâmica para assistir aos cateterismos que se encontravam a realizar. Infelizmente assisti apenas a dois, com muita pena minha, mas não houve possibilidade de assistir a mais. Vi duas angioplastias, uma de urgência, de um paciente que tinha poucas horas de evolução do Enfarte Agudo do Miocárdio, a qual correu bem e sem intercorrências. A segunda foi de um paciente que já conhecia, visto que o mesmo se encontra em internamento. Este paciente apresenta a doença dos 3 vasos, ou seja, apresenta a artéria coronária descendente anterior, a coronária circunflexa e a coronária direita obstruídas e dai a necessidade de se realizar a angioplastia. De referir que foram desobstruídas duas das artérias, ficando para outro dia a desobstrução da coronária direita. Fiquei feliz pelo paciente, isto porque o mesmo é uma pessoa bastante animada, sempre bem-disposto, boa disposição essa que contagia qualquer pessoa que esteja junto dele e também pelo facto de conhecer o mesmo pessoalmente e não apenas do internamento.

E assim se passou mais uma semana sem qualquer tipo de problema ou dificuldade para mim. Espero que assim continue.

Sem comentários:

Enviar um comentário