terça-feira, 7 de junho de 2011

"El Portugués"

Como já tinha referido no post anterior, foi-me oferecido o Livro de Paulo Futre, "El Portugués". Comecei a ler o livro logo no dia em que me o ofereceram e terminei logo no dia seguinte...fiquei viciado, nas histórias mirabolantes deste grande jogador de futebol...após a leitura e depois de um pedido do Ambrosio que queria um post sobre o livro, decidi retirar alguns excertos e publicar aqui...deixo-vos então cenas da vida de Futre, algumas delas inimagináveis.

No Sporting..."Tinha 18 anos e sentia-me cheio de moral...comecei a treinar 15 dias antes da época começar para estar em forma...e Toshack disse-me que não contava comigo...Fiquei de alma destroçada, parecia um pesadelo...Ele tinha acabado de destruit o meu grande sonho...o sonho de poder consagrar-me na equipa do meu coração...cheguei ao balneário fui para dentro da casa-de-banho e chorei que nem um bébé...estava abatido, completamente assassinado."

"Tive o previlégio de estar em várias selecções do mundo...era sempre Futre, Maradona, Platini e mais oito."

Final da Taça do Rei..."Depois de vencer o Real Madrid, recebo a taça do rei das mãos do Rei Juan Carlos...que me diz, fizeste um grande jogo e quero que saibas que fico muito honrado por entregar esta taça a um Português."

"Reunião com Gil y Gil...começamos a discutir com agressividade, insultos para aqui, ofensas para ali...empurro a cadeira para trás e grito, enquanto aqui estiveres não jogo mais...Gil y Gil para se vingar,conseguiu por todos os adeptos contra mim...comecei a ter problemas..tentativas de agressão, ameaças...para evitar problemas voltei a jogar...jogo em casa, quando toco na bola, assobiadela geral...fico revoltado, ao intervalo digo que não jogo mais...mas acabei por voltar para a 2ª parte...marco um golo...peço substituição, mas coloco-me na zona contrária aos bancos para ter que atravessar o estádio todo...o Calderón levantou-se em êxtase...os mesmos adeptos que me queriam matar tinham voltado a estar comigo...só mesmo no futebol!!!"

Jogo do Atlético Madrid..."A 20 minutos do fim, Ivic queria fazer um substituição...levantam a placa e vejo o meu número...tava na outra ponta do estádio e gritei que não saía, para tirar outro...ele gritava que tinha que sair, o árbitro a mesma coisa...mas não saí...Ivic quase teve um colapso...no último minuto mando uma bola ao poste, era a desculpa ideal...jornalistas perguntaram-me porque não saí...ao qual respondi...estava com fé de marcar o golo da vitória, não viram a bola ao poste?! Safei-me logo ali no revaldo, mas assim que cheguei ao balneário, chamada de Gil y Gil...Portugues, agora é que estás fodido comigo, desta vez estregaste tudo, é a última, vou matar-te filho da puta de português..."

"Gil y Gil faleceu em 2004...soube que tinha sido internado...fui de imediato para Madrid...ao sair do elevador no hospital, o médico diz-me que tinha acabado de morrer...não tive oportunidade de o ver com vida...foi uma das pessoas mais marcantes da minha vida, para o bem e para o mal."

No Benfica..."Com Yuran aprendi uma artimanha incrivel...antes de um treino pediu-me um isqueiro...levo-o para a casa-de-banho, assim como um termometro...saiu directo para o posto médico com o termometro debaixo do braço...o médico assustou-se e mandou-o para casa, pois não podia treinar com 40ºC de febre...grande truque do russo, aqueceu o termometro e livrou-se ao treino para dormir."

"Quando estava no Porto, prometi nunca jogar contra o clube que me formou para o futebol e sim contra Toshack...no Benfica foi igual, apenas mudou a personagem, Sousa Cintra. o grande culpado por não ter voltado ao Sporting."

Aston Villa..."Assinei contrato com uma cluasula em que o 10 seria meu...primeiro jogo, dão-me o 16...fecho o balneário e ninguem sai...Harry Redknapp de pé sem dizer nada, jogadores todos sentados sem dizer nd, eu de pé completamente nu...o jogo com inicio atrasado...estava no clube à um mês e ninguem me conhecia...surreal...chega o presidente, pergunto-lhe pelo 10...ele sempre com desculpas...peguei no 16 e enfiei-lhe a camisola pela cabeça abaixo e disse joga tu com o 16, vesti-me e bazei do estádio..."

Brasil..."prestes a assinar pelo Santos...chego à conclusão que o Brasil não é para mim, mas estava tudo acertado...Ligo ao massagista do Atlético de Madrid e invanto uma história com a ajuda dele...liguei à Isabel para ele ir para um hospital com dores e que o Hélder a iria buscar juntamente com o médico do At. Madrid...montado o esquema, assessoria de imprensa do At. Madrid lança comunicado com a informaçao de que a mulher do Futre estava internada...desculpa perfeita, bazo do Brasil para Espanha...no dia seguinte peço desculpa ao presidente do Santos, mas não dava para regressar ao Brasil, em primeiro estava a familia."

Saltillo..."Jogadores da selecção envolviam-se com mulheres ricas que lhes ofereciam relógios e pulseiras carrissimos...como eram casados não podiam regressar a Portugal com aquilo...como eu era solteiro, comprei tudo aos meus colegas por um preço baixo e vendi tudo em Portugal a um preço mais alto...ainda ganhei um bom dinheiro."

França..."selecção de iniciados, capitão...bastante mais malandro que os meus colegas...andamos no gamanço num centro comercial, sobretudo roupa...no dia seguinte tive uma conversa com o mister sobre horários de treinos, mas os outros não sabiam...de seguida convoquei-os todos para o meu quarto...chegaram, eu com cara de pânico e digo, rebentou a bomba, fomos apanhados pelas câmaras...tem que deixar tudo no meu quarto, a federação já acalmou a situação mas vem ai a policia para recolher tudo...fiquei cheio de material...liguei à minha ama que morava em França, que foi ao Hotel buscar tudo o que tinhamos roubado...nesse Verão, ela ia a Portugal e levou-me tudo, fiquei com tudo o que roubámos...grande bandido."

De volta ao Atléctico de Madrid..."Director desportivo...jogadores desmoralizados pois Gil y Gil humilhava-os constantemente...no balneário, Salva já tinha referido que era perciso ter colhões para sair daquela situação...nesse momneto baixo as calças e as cuecas até aos joelhos e refiro...Salva, se é preciso ter colhões aqui têm os meus...ficam todos a olhar para mim."

"Levei Dani para o Atléctico contra a vontade de todos pois ele era um boémio e um betinho...obriguei-o a prometer-me que não me falhava a mim nem aos meus filhos e que se falhasse lhe dava m tiro nos joelhos...Dani falhou-me, leveio-o para o meu gabinete e perguntei-lhe se ele sabia o que lhe acontecia se me falhasse...e ele com descontração disse que eu lhe dava um tiro nos joelhos...levantei-me da cadeira, pego na pistola e grito-lhe em que joelho queres cabrão?? O direito ou o esquerdo filho da puta?? Dani chorava baba e ranho...os meus gritos ouviam-se em toda a cidade de Madrid de certeza...mandei-o embora e disse-lhe que era a última vez...no outro dia tinhas o cano da pistola marcados nos joelhos."

Sporting...

"Durante os anos que estive fora, acompanhei sempre a vida do clube que me viu nascer...só os meus amigos sabem o quanto sou Sportinguista...nunca precisei do apregoar aos sete ventos, mas sofro imenso pela camisola verde e branca."

"Entrei nas eleições por causa de um frande amigo, Dias Ferreira, e pelo amor que tenho ao clube do qual sou sócio e adepto."

"O Sporting é a melhor cantera de extremos do mundo, tem dois bolas de ouro (Figo e Ronaldo) e um bola de prata (eu), para além de muitos outros jogadores de classe internacional."

"Dia das eleições, tinha de ir ao estádio...podia ter sido ofendido mas passou-se o contrário...fui extraordinariamente bem recebido...senti-me em casa...houve momentos em que me emocionei...27 anos depois rompi a muralha e voltei ao local onde tinha começado toda a minha história no futebol."

"Muito em breve voltarei a Alvalade, voltarei ao estádio para apoiar a equipa do meu coração, para gritar pela equipa da qual sou sócio à 33 anos."

P.S - Ambrosio já tens desculpa para não ler o livro...Zeca, fica aqui o aperitivo para depois leres o livro...

2 comentários:

  1. Junto-me a grupo que cresce a olhos vistos: Futre para Primeiro-Ministro :)

    ResponderEliminar
  2. Já somos dois...o homem é uma máquina...e grande Sportinguista claro...o mais importante...

    ResponderEliminar